A Amazon Web Services (AWS) divulgou nesta segunda-feira,2, um novo estudo mostrando que a adoção de inteligência artificial generativa (Gen AI) cresceu no Brasil em 2024 e está pronta para transformar o cenário de negócios do país. Em um movimento que envolve visão de futuro e liderança adaptativa, 93% das organizações começaram a explorar ferramentas de IA generativa e 89% estão executando experimentos.
A pesquisa “Generative AI Adoption Index” foi realizada pela AWS, em colaboração com a Access Partnership, e consultou gestores estratégicos de TI de 411 organizações no Brasil, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo.
“A IA generativa continua a ser uma das principais prioridades de investimento em 2025, mas o sucesso exige mais do que tecnologia – exige uma liderança forte, as competências certas e uma cultura inovadora. As organizações começam a ir além da exploração e experimentação para a produção e implantação, e agora estão focadas em dimensionar essas iniciativas para um impacto comercial mensurável.
A próxima fase de desenvolvimento da IA generativa depende de três imperativos principais: estabelecer uma base de dados sólida, acessar as melhores ferramentas da categoria e manter uma infraestrutura segura e privada”, afirmou Cleber Morais, diretor-geral da Amazon Web Services (AWS) no Brasil.
Novas frentes estratégicas
Embora diretores de Tecnologia e Informação (CTOs e CIOs) liderem atualmente a maior parte das iniciativas de transformação digital, cresce no Brasil o número de empresas apostando em lideranças específicas para inteligência artificial. 56% das organizações já designaram um Chief AI Officer (CAIO) ou Diretor de IA – executivo dedicado a impulsionar a adoção da IA e gerenciar a complexidade da implementação da tecnologia de forma estratégica.
No entanto, as empresas estão em diferentes estágios de maturidade em relação à IA. Embora 93% reconheçam a importância de uma gestão eficaz da mudança para integrar a tecnologia ao negócio, apenas 28% possuem uma estratégia estruturada nesse sentido. A tendência, porém, é de avanço. Espera-se que esse número aumente e que 91% das organizações tenham estratégias dedicadas para gerenciar o impacto da IA até o final de 2026.
Diretrizes de IA para acelerar a produção
Para acelerar a implementação da gen AI, mais da metade (60%) das organizações lançaram programas de treinamento, enquanto outros 26% planejam fazê-lo em 2025. A IA responsável também está ganhando força, com a maioria das organizações (68%) afirmando possuir diretrizes e outras 28% planejando desenvolver uma estratégia em 2025. Além disso, mais de um terço (40%) dos entrevistados identificaram as diretrizes de IA responsável como um fator-chave na avaliação das ferramentas de IA generativa.
Seleção de modelos e parcerias
As organizações estão adotando uma abordagem prática para a IA. A maioria criará aplicações personalizadas, adaptadas aos seus fluxos de trabalho e dados, utilizando modelos básicos preexistentes – 58% em modelos prontos para uso e 60% em modelos aprimorados. Parcerias com provedores terceirizados serão cruciais, com 44% das organizações utilizando uma combinação de provedores internos e terceirizados para implementar ferramentas de IA generativa, enquanto 20% dependerão exclusivamente de provedores terceirizados este ano.
O estudo de IA Generativa “Construindo Valor em Escala” foi realizado em colaboração com a Access Partnership. A pesquisa foi conduzida em mais de 3.700 organizações de nove países – Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido. No Brasil foram entrevistados 411 tomadores de decisão seniores de TI, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo.
- O relatório global está disponível aqui e a análise com os dados do Brasil pode ser acessada aqui.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais