Durante a Febraban Tech 2025, Bruna Gusmão, Head de Operações Financeiras da RecargaPay, e João Ribeiro, Diretor Comercial da Simetrik, detalharam à TI Inside o processo de automação e controle que transformou a área financeira da fintech. Segundo Bruna, a parceria com a Simetrik, iniciada há quatro anos, foi essencial para consolidar uma operação mais robusta e estratégica, reduzindo drasticamente a manualidade dos processos de conciliação.
Inicialmente centrada em recargas de celular e transporte, a RecargaPay diversificou seu portfólio com cartão de crédito, Pix, boletos e empréstimos, exigindo maior controle das transações. “A gente assegura que o que foi capturado de transações pelos nossos provedores é de fato o que está sendo refletido para os nossos clientes”, explicou Bruna. Com a expansão dos produtos e o cumprimento de exigências do Banco Central, a área passou a demandar conciliações mais complexas, que hoje abrangem 93% das fontes de forma automática, com 99,8% da operação coberta.
O processo ocorre em D+1, cruzando fontes internas e externas, com parametrizações de regras e análises de inconsistências. “Conseguimos sair de uma atividade extremamente operacional para uma atuação estratégica”, disse a executiva. Segundo ela, mais de 50 novos processos foram implementados nos últimos 18 meses.
João Ribeiro destacou o papel da Simetrik na entrega de governança e rastreabilidade ponta a ponta. “Hoje, a RecargaPay está extremamente preparada para acelerar o go to market”, afirmou. O executivo aponta ainda a expectativa de transformar a plataforma em uma “single source of truth” para a fintech, garantindo relatórios em tempo real do analista ao CFO.
A parceria, segundo os executivos, caminha para uma visão mais integrada de conciliação, que envolva também as esferas contábil e financeira, além da transacional. Com tecnologia no-code, uso crescente de IA e liberdade de parametrização, a plataforma permite maior agilidade, prevenção de riscos e suporte ao crescimento sustentável. “A gente assegura qualidade para o cliente final e se posiciona de forma estratégica em um mercado extremamente competitivo”, concluiu Bruna.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais