A SONDA Brasil, líder regional em Transformação Digital, está investindo mais de R$ 5 milhões em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) para adaptar suas soluções fiscais e de comércio exterior às demandas da Reforma Tributária, que começa a ser implementada em 2026. A integradora, que está se antecipando às demandas do mercado em relação aos impactos que devem ocorrer na rotina fiscal, tributária, contábil e pricing das empresas, soma com suas soluções e serviços aproximadamente 50% do processamento de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas no Brasil.
Para auxiliar seus clientes na transição para o novo sistema, a companhia formou um comitê multidisciplinar que trata exclusivamente do tema. O grupo, composto por mais de 200 especialistas das áreas de produto, negócios, tributário e desenvolvimento, acompanha de perto a regulamentação, dialoga com entidades e promove encontros com clientes de segmentos como energia, farmacêutico, indústria e telecom para compreender os desafios de cada setor e incorporar as mudanças nas suas soluções.
Plataformas fiscais e de comércio exterior já estão sendo preparadas
Além do trabalho de pesquisa, o investimento contempla a atualização das plataformas CE Plus, Comply, Comply e-Docs e Gallery. O Comply já incorpora funcionalidades para os novos tributos CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), incluindo simuladores de apuração, criação de notas em ambiente de testes e cálculo automático de ajustes. A ferramenta ganhou ainda um construtor de relatórios que dá autonomia ao usuário para criar e adaptar documentos sem depender da área de TI.
O Gallery também passou a oferecer simuladores que permitem visualizar comparativamente os impactos entre o sistema tributário atual e o modelo futuro, com gráficos dinâmicos que facilitam a análise do quanto cada operação poderá ser mais ou menos onerada.
Já a plataforma de mensageria Comply e-Docs está sendo adaptada para lidar com o novo layout da nota fiscal eletrônica e também ao modelo nacional de serviços. A atualização garante automação e conformidade com as novas exigências, incluindo a modernização dos processos automáticos de nota e do construtor de relatórios.
O CE Plus passa, a partir de Julho de 2025 a estar apto a receber os dados dos novos tributos, bem como pavimenta o caminho para as próximas regulamentações para o NPI (Novo Processo de Importação), contemplando DUIMP (Declaração Única de Importação), LPCO (Licença, Permissão, Certificado e Outros Documentos) e Catálogo de Produtos, além de registros contábeis e fiscais das transações de câmbio.
O gerente de produtos fiscais da SONDA Brasil, Leandro Risseto, conta que, com os simuladores, as empresas já começaram a visualizar os efeitos da reforma em seus processos e destaca que os feedbacks vêm sendo incorporados continuamente, trazendo dados que apontam tendências distintas conforme o setor.
“Não existe uma única resposta. Por isso, é fundamental que cada empresa entenda o impacto da Reforma na sua operação e nossos simuladores ajudam justamente a trazer essa clareza antes mesmo da obrigatoriedade para que as empresas possam se preparar”, explica.
O plano de entregas da SONDA segue uma linha de evolução contínua até 2029. A primeira fase será concluída em 2025, com a disponibilização de funcionalidades voltadas à geração de notas de testes, novas apurações, cashback e relatórios com base nas novas regras. Já em 2026 e 2027, novas capacidades serão incorporadas às soluções, até que a transição completa para o novo regime se consolide.
Assessment para empresas que ainda não iniciaram a preparação
Para empresas que ainda não começaram sua preparação, a companhia disponibiliza um assessment , que avalia o grau de prontidão sistêmico da organização frente à Reforma e ajuda a definir um plano de ação com base em suas necessidades.
Além disso, com um dos maiores projetos fiscais dos últimos anos em andamento, em escala comparável à introdução da nota fiscal eletrônica ou do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a SONDA também está reforçando sua estrutura de atendimento e consultoria, esperando uma demanda crescente por suporte técnico e capacitação, especialmente em um cenário ainda cercado por incertezas regulatórias.
“A atuação da SONDA mostra o valor de antecipar movimentos, ouvir o mercado e investir em soluções robustas que realmente façam diferença na jornada das empresas”, conclui Risseto.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais