Após o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, revelar que a Sony estaria demitindo 30% da Bend Studio (cerca de 40 pessoas), o próprio estúdio de Days Gone confirmou os desligamentos nesta terça-feira (10).
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Segundo Schreier, a desenvolvedora estava trabalhando em um jogo live service até ser cancelado no início deste ano. Ainda de acordo com o jornalista, após as demissões, a Bend Studio já está desenvolvendo um novo projeto ainda não anunciado.
“Hoje, nos despedimos de colegas de equipe incrivelmente talentosos enquanto fazemos a transição para o nosso próximo projeto. Somos profundamente gratos por suas contribuições, que ajudaram a moldar quem somos, e o impacto deles sempre fará parte da nossa história. Este é um momento difícil para nossa equipe, mas temos um respeito imenso por todos que nos trouxeram até aqui. Ao seguirmos em frente, continuamos comprometidos em construir o futuro da Bend Studio com criatividade, paixão e inovação nos títulos que desenvolvemos”, afirmou o estúdio em um comunicado veiculado em suas redes sociais.
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Bend Studio pode estar passando por instabilidades?
A Bend Studio ocupa uma posição peculiar no guarda-chuva dos estúdios da Sony Interactive Entertainment, ao menos quando olhamos de fora. O último jogo do estúdio foi Days Gone Remastered para o PlayStation 5 e PC, que acabou não agradando muitos jogadores devido à onda de remasterizações promovida pela dona do PlayStation.
O ex-diretor de Days Gone, Jeff Ross, já criticou publicamente a postura da Sony em relação ao jogo.
Em uma publicação no X (ex-Twitter) em maio de 2024, Ross reclamou: “Os chefões da Sony, como Hermen [Hulst], nunca foram fãs [de Days Gone], então você não ouvirá falar disso no State of Play do PlayStation hoje nem nunca”.
O ex-diretor também mostrou um pôster com as Propriedades Intelectuais do PlayStation Studios, apontando a ausência de Days Gone como prova de que o jogo nunca terá uma sequência. Vale notar que a imagem se tratava de uma edição de fã. Ross esclareceu que se precipitou com a publicação.

Em respostas aos comentários dessa mesma publicação, o desenvolvedor revelou algumas outras informações sobre o jogo. Segundo ele, Days Gone não vendeu tão bem quanto Ghost of Tsushima, mas superou as vendas de Death Stranding, que receberá uma sequência.
Ross também acreditava, na época, que a falta de interesse em uma sequência para o jogo se devia a um conflito no portfólio da empresa. “Acho que o viés dele [Hermen Hulst] era puramente baseado em portfólio. Ou seja, eles já tinham um jogo de zumbi, então por que precisariam de um título de menor desempenho?”, afirmou
Quando questionado sobre o que a Bend Studio poderia estar desenvolvendo, o ex-diretor respondeu: “Seja lá o que for, eles gastaram pelo menos um quarto de bilhão de dólares [US$ 250 milhões] nisso”. Ainda segundo ele, “não sou empresário, mas isso é uma loucura, considerando que a Sony não quis financiar uma sequência de Days Gone por uma pechincha de cento e cinquenta milhões (números insanos de todos os lados, pra ser sincero)”.
É possível que o valor de US$ 250 milhões se refira ao live service cancelado no início do ano, conforme destacado por Jason Schreier. Vale lembrar que o valor do multiplayer cancelado não foi confirmado oficialmente.
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