Mesmo tendo deixado o painel de executivos da Sony, Shuhei Yoshida continua influente na indústria dos games. Ele participa de eventos como a gamescom Latam e sempre compartilha insights e informações curiosas sobre os videogames. Desta vez, o ex-líder da PlayStation Studios comentou sobre como a Sony enxerga a Nintendo no mercado de jogos.
- Ex-executivo da Sony revela quando PlayStation 6 pode ser lançado
- Ex-executivo da Sony revela jogo criado para o Nintendo PlayStation
Não é de hoje que a posição da Big N é discutida na indústria. Na verdade, podemos voltar no passado e considerar a chegada do Nintendo Wii. Apesar de ser muito bem-sucedido, o console teve um grande apelo ao ‘público família’, diferentemente de como eram vistos o PlayStation 3 e o Xbox 360 na época.
Em anos mais recentes, houve posições ainda mais firmes sobre como as outras fabricantes de consoles enxergam a Casa do Mario.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Pudemos ver isso mais especificamente na aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, em 2022. A dona do Xbox não tratou a Nintendo como concorrente direta em nenhum momento. Ao mesmo tempo, a usou como argumento, exemplificando que o Nintendo Switch não precisava de Call of Duty para ser bem-sucedido.
A Sony rebateu, dizendo que a real estratégia da Microsoft era fazer com que o PlayStation fosse como a Nintendo, “para que [o PlayStation] seja um concorrente menos próximo e eficaz do Xbox”. Ainda de acordo com a empresa japonesa, a Nintendo “oferece uma experiência diferenciada para Xbox e PlayStation porque seu foco é em jogos para toda a família, muito diferentes de jogos PEGI 18 (FPS) como Call of Duty”.
Com esse contexto, Shuhei Yoshida confirma o que já sabíamos:
“Dentro da Sony, mesmo quando fazemos análises de negócios, a Nintendo não aparece. Não é que estejam ignorando a Nintendo, mas o que eles sentem é que a Nintendo não é concorrência, pois está atendendo a um público diferente — exceto em um mercado: o Japão”.
“No Japão, a Nintendo é incrivelmente forte e o Xbox quase não existe — tudo gira em torno de Nintendo versus Sony. Portanto, o pessoal da PlayStation no Japão claramente vê a Nintendo como concorrente, mas fora do Japão, o pessoal da PlayStation vê claramente o Xbox como o principal concorrente”, conclui Yoshida.
Mesmo vendendo mais de 150 milhões de unidades do Nintendo Switch e com um começo estrondoso para o Switch 2, nem a Microsoft nem a Sony parecem enxergar a Big N como uma concorrente direta.
Leia também:
-
Lenda do PlayStation, Shuhei Yoshida anuncia aposentadoria da Sony
- PlayStation 6 vindo aí? Sony começa a falar sobre o novo console
- PlayStation 6 deve ter 24 GB de RAM para lidar com recursos de IA
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais