A CD Projekt Red mostrou pela primeira vez como será o gameplay de The Witcher 4, durante o Unreal Fest — apresentação organizada pela Epic Games para divulgar as melhorias da Unreal Engine 5. O vídeo mostra o game rodando em um PS5 a 60 FPS, de acordo com o diretor Sebastian Kalemba.
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A ideia é mostrar como o motor gráfico auxiliou na construção do novo jogo da franquia. Vemos como funciona a criação da vegetação, movimentação de Ciri e de seu cavalo, Kelpie, formas como a iluminação interfere nos visuais e também no mundo vivo que eles estão propondo: com NPCs interagindo com a personagem e em cadeia de eventos.
Na prévia de The Witcher 4 notamos, por exemplo, que Ciri esbarra em um homem e derruba algumas frutas que ele carregava. Em poucos instantes, uma criança corre para recolhê-las e fugir — assim como alguns animais que estavam próximos, provavelmente aproveitando para se alimentar. O mesmo valerá para todo o mundo que estão criando, garante a CD Projekt Red.
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Com destaque para os elementos da Unreal Engine 5.6, podemos ver os efeitos de nanita na folhagem (com árvores, grama e plantas mostrando uma grande densidade e vida), o ray tracing em ação e até a forma como decidiram trabalhar a escala do universo de The Witcher 4 em completa sincronia.
O diretor do título afirma que eles querem estabelecer um novo patamar para os games do gênero, o que pode impulsionar muito o desenvolvimento de jogos para os PCs e consoles no futuro. A ideia é trazer uma qualidade visual enquanto o alto desempenho é mantido.
“Isto ajudará outros estúdios a criar mundos abertos e ambientes imersivos e críveis que entregam uma performance de 60 FPS sem comprometer a qualidade — até em escalas mais vastas”, revela Sebastian Kalemba.
De acordo com a CD Projekt Red, apesar da tech demo de The Witcher 4 estar rodando no PS5, ela estará disponível em todas as plataformas que o título será lançado no futuro. Eles também reforçam outros aspectos importantes que farão parte da experiência:
“Junto à Epic nós criamos formas mais velozes de carregar o mundo. Nós agora podemos trazer mais conteúdo, mais rapidamente para a melhor a mais fluída experiência possível enquanto estamos lá embaixo para acompanhar a Ciri”.

Apesar da revelação, The Witcher 4 continua sem uma data de lançamento prevista ou plataformas. Pela tech demo estar rodando no PS5, o videogame pode estar garantido neste primeiro momento — assim como o Xbox Series e PCs, que segue a mesma geração. Porém, espera-se que ele chegue aos videogames da próxima geração, como o PS6 e o próximo Xbox.
Detalhes técnicos de The Witcher 4
O diretor de estratégia de produtos da Epic Games, Wyeth Johnson, também falou sobre a experiência e como ela foi criada através da Unreal Engine 5. A proposta é trazer o melhor do desenvolvimento na versão mais recente do motor gráfico, a 5.6.
“Uma interface de animação completamente nova na Unreal permite encaixar facilmente em nosso orçamento de 60 FPS — não apenas para renderizar, mas abrir espaço com o que o jogo propõe. São mais de 300 animações e agentes de malha esquelética, tudo agindo dentro do motor gráfico”, afirma Johnson.
A ideia é auxiliar os times de desenvolvimento a agilizar os procedimentos e trazer melhorias gráficas para os jogos criados através da ferramenta. O objetivo não é tornar o motor gráfico em um problema, mas sim uma solução que os estúdios podem utilizar para ajudá-los durante o processo.
“O ponto é deixar espaço para que os desenvolvedores como vocês possam incluir o gameplay e sistemas que seu público espera, os empoderando para trazer seu mundo à vida sem que a Unreal fique em seu caminho”, revela o executivo da Epic Games.
The Witcher 4 foi apresentado oficialmente durante a The Game Awards 2024, com um vídeo que tinha apenas cutscenes. Ou seja, esta é a primeira vez que a CD Projekt Red mostra o projeto jogável, com detalhes técnicos e com uma das plataformas já garantidas em seu lançamento. Mais informações devem ser divulgadas em futuros anúncios.
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Fonte: Canaltech - Leia mais