Embora tenha um histórico de priorizar o PC no desenvolvimento de seus jogos, a CD Projekt RED vai seguir um caminho diferente com The Witcher 4. Em uma entrevista à Digital Foundry, Charles Tremblay, vice-presidente de tecnologia da empresa, afirmou que o novo jogo está sendo desenvolvido com foco nos consoles de mesa.
Tremblay explica que Cyberpunk 2077 foi o principal motivo para isso. Os diversos problemas do jogo fizeram o estúdio perceber que sua filosofia de criar um game para PC, e em seguida retirar elementos para se adaptar a plataformas de mesa, não funcionou corretamente. Assim, a relação foi invertida.
“Ok, dessa vez realmente queremos ter um desenvolvimento focado primeiro nos consoles, certo? E então trabalhamos com a Unreal, com nossa parceira, e percebemos o desafio”, explicou. Segundo ele, atingir o objetivo de rodar The Witcher 4 a 60 FPS no hardware-base do PlayStation 5 (PS5) vai dar muito trabalho.
Enquanto Cyberpunk 2077 foi um ponto traumático para a histórico da CD Projekt RED, seu foco anterior no PC também trouxe alguns problemas anteriormente. Enquanto The Witcher 3 acabou chegando com problemas técnicos perceptíveis, a versão Xbox 360 de The Witcher 2 passou por algo semelhante e trouxe uma qualidade bem menor do que a vista nos computadores.
Xbox Series S vai ser um desafio para The Witcher 4
Durante a mesma entrevista, Tremblay também explicou que o objetivo da CD Projekt RED também é conseguir fazer o novo RPG roda a 60 FPS no Xbox Series S. No entanto, ele reconhece que esse vai ser um grande desafio, dado que o console possui limitações bastante conhecidas.

Assim, enquanto The Witcher 4 deve sair para a plataforma, ele pode acabar fazendo isso com algumas concessões — seja de framerate ou de resolução. Ainda sem data de estreia marcada, o novo jogo vai trazer um desafio adicional na forma da Unreal Engine 5. Embora popular, o motor gráfico não é conhecido por sua estabilidade em experiências de mundo aberto.
Durante o State of Unreal realizado no começo de junho, a CD Projekt RED exibiu um trailer impressionante do game rodando na engine. No entanto, pouco depois ele veio a público para esclarecer que tudo não passa de uma demonstração técnica e não é uma representação do que a versão final vai oferecer.
Terceiro game da série pode ganhar novidades
Enquanto The Witcher 4 só deve chegar às lojas a partir de 2027, os fãs da série podem ganhar algumas novidades antes disso. Rumores recentes indicam que o terceiro capítulo, lançado originalmente em 2015, pode ganhar em breve um novo DLC celebrando seus 10 anos.

O responsável pelo projeto seria o estúdio Fool’s Theory, que atualmente trabalha em um remake do primeiro game da CD Projekt RED. Ainda não está claro qual vai ser o escopo desse material adicional, tampouco há maiores informações sobre sua possível data de lançamento.
Nos últimos anos, a desenvolvedora polonesa ganhou a fama de “não desistir” de atualizar seus jogos, mesmo anos após sua estreia. O melhor exemplo disso é Cyberpunk 2077: após ter seu desenvolvimento dado como encerrado várias vezes, ele deve ganhar em poucos dias sua versão 2.3.
Fonte: PC Gamer
Fonte: Adrenaline - Leia mais