O BYD Dolphin GS chegou ao Brasil em 2023 e fez o preço de todo o mercado de carros elétricos despencar. O modelo estreou por R$ 149.800, mas já passou por alguns reajustes desde então.
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Somando 2023 e 2024, cerca de 22.024 unidades do modelo foram vendidos no Brasil. Com destaque para o seu ano de estreia, onde conquistou a marca de carro elétrico mais vendido do país.
No entanto, o que queremos saber é se vale a pena comprar um BYD Dolphin usado. E é exatamente isso que o CT Auto vai te contar.
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Quanto custa um BYD Dolphin seminovo?
Na internet, encontramos uma série Dolphin usados para venda. Segundo a Webmotors, o preço médio do modelo é de R$ 129.875, valor ligeiramente mais alto que a Tabela Fipe de unidades 2023/2024, que é de R$ 127.206. As versões 2024/2025 estão avaliadas em R$ 131.006 na Fipe.
Esse valor médio de modelos anunciados no site representa um “desconto” de R$ 29.925 (ou 18,7%) em relação ao BYD Dolphin zero-km, que parte de R$ 159.800.
A diferença de quase R$ 30.000 pode pesar na hora da escolha, mas existem também outros detalhes para se analisar.

Quanto desvalorizou o BYD Dolphin desde sua chegada?
Segundo estudo realizado pela Mobiauto, em seu primeiro ano de Brasil (período de 2023 a 2024), o Dolphin passou por uma desvalorização de cerca de -9,63%, caindo de R$ 149.800 para R$ 135.462, em média. Essa avaliação, é claro, é feita em cima do valor de estreia do modelo.
No entanto, é possível observar que a desvalorização dos modelos comercializados em 2023 foi menor no segundo ano de uso — pelo menos até aqui. Comparando o atual valor da Fipe com o divulgado pelo estudo, vemos uma redução de cerca de R$ 8.300 de um ano para outro.
A linha 2025, porém, passou por uma desvalorização mais agressiva. O Dolphin já era vendido por R$ 159.800 no ano passado, portanto é registrado uma redução de R$ 28.794, quando comparado com o valor da Tabela Fipe.

Atenções além do preço
A desvalorização é um ponto muito importante na hora da compra de um carro seminovo, mas não a única. Estado de conservação, revisões e até mesmo vida útil da bateria são pontos para se observar.
A análise de imperfeições é crucial, já que um veículo usado pode conter batidas, amassados, arranhões na lataria dentre outros. Mas esses são problemas superficiais que podem ser consertados.
Assim como em todo carro seminovo, é necessário atenção também nas revisões, se elas já foram realizadas e muito mais. A BYD indica a realização delas a cada 20.000 km ou um ano. Os valores das revisões podem variar de R$ 370 a R$ 1.000.
A garantia sobre o BYD Dolphin é de 5 anos ou 500.000 km, portanto os modelos comercializados entre 2023 e 2024 ainda podem estar dentro disso, caso não tenham rodado toda essa quilometragem
Por fim, a bateria. Talvez esse seja o maior medo de quem pensa em comprar um carro elétrico usado, por conta de sua degradação. Os modelos seminovos do hatch elétrico ainda estão dentro dos 8 anos da bateria disponibilizados pela BYD. Neste caso, não há limite de quilometragem.
Porém, a fabricante chinesa considera como normal a bateria do Dolphin com pelo menos 60% de sua capacidade máxima. Ou seja, se 60% dos 44,9 kWh estiverem disponíveis, não há intervenção para uma troca por parte da empresa.

Um pouco sobre o BYD Dolphin
Depois de tudo isso que já falamos, também é importante passarmos para vocês as especificações do BYD Dolphin.
O hatch elétrico conta com ótimas dimensões, apesar de parecer pequeno. São 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos é de 2,70 m, o mesmo de um Toyota Corolla sedã.
O BYD Dolphin GS vem equipado de série com apenas um motor elétrico, que entrega 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. Uma bateria de 44,9 kWh é responsável por gerar energia para este sistema. De acordo com a marca, ele pode ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
Segundo o Inmetro, o hatch tem um alcance máximo de 291 km. Isso equivale a cerca de 51,9 km/l no ciclo urbano.
A lista de equipamentos também é vasta, com destaque para: seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e subidas, monitoramento da pressão dos pneus, câmera 360 graus, sensor de ré, freios a disco nas quatro rodas com sistema de limpeza automático, faróis full LED, ar-condicionado automático, central multimídia com tela giratória de 12,8”, conexão com smartphones, chave presencial, retrovisores externos com desembaçador e aquecimento, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, volante multifuncional com ajuste de altura, sensor crepuscular, rodas de liga leve de 16” e iluminação de boas vindas nas capas dos espelhos.

Afinal, vale a pena comprar um BYD Dolphin usado?
Com todas as informações que passamos, nosso veredito é de que não vale comprar um BYD Dolphin usado, a não ser que você seja um grande entusiasta de carros elétricos.
Temos ótimas opções na faixa de R$ 130.000, a combustão e também elétricos. O BYD Dolphin Mini, por exemplo, conta com menos espaço interno e motorização mais simples, mas é possível ser comprado por cerca de R$ 122.800, na versão com 5 lugares, e R$ 118.800, na de quatro lugares.
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Fonte: Canaltech - Leia mais