Os fãs de soulslike foram pegos de surpresa com o anúncio de Elden Ring Nightreign durante o The Game Awards 2024. A princípio, mais dúvidas do que certezas surgiram por conta das mudanças e adições de outros universos, como Dark Souls. Cerca de 5 meses depois, já entendemos do que se trata e se você busca pela tradicional experiência da FromSoftware, esse jogo não é para você.
Pode parecer meio duro já de começo, mas essa é a verdade. Nightreign não chegou com a proposta dos outros títulos, como o próprio Elden Ring que serve como base. Estamos falando de um jogo roguelike de mundo aberto com o círculo que fecha o mapa como nos battle royale, com foco no multiplayer PvE e gameplay que ainda tem resquícios de soulslike, mas com mais velocidade.
Prós
- Multiplayer muito divertido
- Gameplay herdado de Elden Ring
- Menus práticos que beneficiam a velocidade
- Mundo dinâmico com eventos aleatórios
Contras
- Mesmos problemas técnicos de Elden Ring
- Precisa de alguns ajustes de qualidade de vida
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que é Elden Ring Nightreign exatamente?
O gameplay é peça-chave nos jogos da FromSoftware. Muito do que vimos em Elden Ring ainda é mantido em Nightreign. É como se fosse Elden Ring, mas com os tênis do Sonic. Sim, porque o gameplay é mais rápido, pelo menos na movimentação, já que todos os personagens correm de forma veloz, eliminando até a necessidade do Torrent, a montaria do jogo base.
Além disso, os personagens conseguem saltar “kickando” nas paredes, sendo possível alcançar lugares mais altos como em Sekiro. E falando nele, não existe mais o agachamento em Nightreign, mecânica introduzida no game com temática japonesa, já que a velocidade agora é o foco.

Em termos de combate, temos a mesma receita. Eu até coloquei Elden Ring Nightreign em um PC e Elden Ring em outro para ter certeza do que realmente muda. Dá para dizer que, nesse aspecto, temos a mesma velocidade em ambos os jogos.
A noite breve de Nightreign
Diferente de Elden Ring, Nightreign não tem um mundo gigante à disposição do jogador. O jogo oferece mapas menores a cada run, com cenários que mesclam elementos e inimigos do título anterior, então tudo será familiar para quem já jogou o sucesso da FromSoftware.
O objetivo do jogo consiste em cair em um ponto predeterminado (não é possível escolher exatamente o ponto inicial como em um PUGB da vida, por exemplo), correr para coletar recursos e derrotar inimigos para ficar mais forte com a experiência adquirida.
Com o fim do primeiro dia, que acontece com o fechamento máximo do círculo, enfrentamos o primeiro chefe, que pode ser algum já conhecido de Elden Ring, ou ainda algum boss da franquia Dark Souls. Superando o desafio, seguimos para o segundo dia e repetimos tudo de novo, com a exceção de que os desafios são maiores, com chefes opcionais espalhados pelo mapa consideravelmente mais difíceis, mas com ótimas recompensas.
Sobrevivendo ao segundo dia, enfrentamos um chefe ainda mais difícil e depois seguimos para o terceiro e último, que consiste somente em um chefe principal, um Senhor da Noite. Esse, sem dúvida, é o maior desafio, mas já falo sobre os chefes.

Existe recompensa em tudo. Seja limpar um acampamento, explorar uma caverna, derrotar chefes menores ou os mais fortes e, principalmente, os principais de cada noite. Por isso é bom explorar o máximo de possibilidades antes que o círculo feche e por isso Elden Ring Nightreign é sobre velocidade.
Eventos aleatórios acontecem pelo mundo e ainda é difícil saber o que causa alguns deles. Eles são difíceis, variados e sempre garantem boas recompensas. Prepare-se para algumas surpresas durante o gameplay.
Praticidade para ter velocidade
E não me canso de falar em velocidade, já que esse é o grande foco do game. Os menus são muito práticos, não tem muito o que fazer neles, a não ser mudar as armas de ordem para que você tenhas principais e as secundárias.
Ao chegar em uma graça, a vida e o Estus já são preenchidos automaticamente. Caso queira subir de nível, é só ativar a graça e confirmar “level up”. Não é possível escolher os atributos a serem melhorados, já que isso agora está incorporado aos personagens e suas características próprias, como a aparência também.
Ao coletar itens e talismãs, tudo é equipado automaticamente no slot apropriado. Você só vai ter que se preocupar com isso caso os slots estejam cheios para fazer a substituição. Falando nisso, como em muitos roguelike e battle royale, os itens têm cores de raridade para você já saber de antemão o quão bom aquele equipamento é.

Na Mesa Redonda, que volta a ser o hub, mas agora em uma versão alternativa, existem atalhos no menu já para se teletransportar para cada área de seu interesse imediatamente. Claro, dá para explorar tudo a pé, já que não existe correria por lá. Trocar de personagem, testá-lo em uma arena, conversar com NPCs e equipar as relíquias que coletamos com o fim de cada run são outras coisas que fazemos no local.
Heróis e chefes
Elden Ring Nightreign conta com 8 personagens, 2 deles são “secretos”. Cada um conta com seus status, armas, armaduras (que podem ser alteradas ao custo da moeda do jogo, além de outras secretas que são mais difíceis de serem adquiridas) e habilidades únicas.
Em relação aos chefes, temos diversos retornos de Elden Ring, como os trailers já mostraram. Mas os destaques ficam para os chefes principais no fim de cada run, que são chefes únicos e muito difíceis. Alguns deles são os mais difíceis que a FromSoftware já criou. Todos eles são extremamente caóticos e imprevisíveis, então se prepare.

O outro destaque fica para os chefes de Dark Souls. Não vou mencionar quais são, alguns também foram revelados em trailers, e como grande fã da franquia que sou, era (e ainda é) sempre uma nostalgia encontrar um deles. É como se estivesse jogando um remake desses jogos com os chefes mais bem feitos.
Nightreign pode ser um pesadelo sem amigos
Apesar do marketing focar no multiplayer de até 3 jogadores (um modo de 2 jogadores vem aí em algum momento), é possível jogar sozinho. Mas tenha em mente que essa é uma tarefa muito difícil, principalmente pela aleatoriedade do jogo, já que se trata de um roguelike. É muito difícil até mesmo para os veteranos e isso é proposital, já que a coisa muda bastante de figura com outros jogadores.
Elden Ring Nightreign não tem um sistema de comunicação e oferece somente o “ping”, que é a marcação de um local para que todos da equipe vejam e sigam. Por isso, jogar com aleatórios pode ser algo bem desafiador. Ter amigos com o jogo e todos se comunicando pelo Discord é muito melhor e deixa a experiência muito mais divertida.

Durante esse período de review, a Bandai Namco disponibilizou um canal no Discord e por lá estavam muitos jornalistas de games, youtubers e streamers de todo o mundo. Além dos representantes da publisher, que nos ajudaram muito — e aqui fica meu salve para Otto e Felipe, que sempre estavam dispostos a preencher uma equipe —, além de colegas da imprensa de games brasileira.
Problemas típicos da FromSoftware
Elden Ring Nightreign herdou muito coisa do jogo anterior, até os problemas técnicos e de otimizações. Ainda existem engasgos e quedas de frames mesmo em um PC bem melhor do que o recomendado pelos desenvolvedores. Vi outras pessoas reclamando do mesmo com diferentes níveis de hardware. Placas de vídeo mais modernas, como a RTX 5070 que tentei usar, estão com desempenho ruim e a FromSoftware já está ciente.

Os desenvolvedores também precisam dar atenção a alguns aspectos de qualidade de vida importantes, como a possibilidade de desistir de uma run e retornar ao hub, voltar à partida em caso de desconexão, comunicação por voz ingame, modo com dois jogadores ou até a possibilidade de preencher a equipe com bot e crossplay, já que estamos falando de um jogo multiplayer. Uma melhor aleatoriedade dos eventos e na construção dos mapas em cada run também seria legal.
Elden Ring Nightreign vale a pena?
Se você espera a tradicional experiência da FromSoftware e não é muito fã de multiplayer, não. Esse jogo não é para você. O fator roguelike pode não agradá-lo, algo que influencia diretamente no gameplay, que é afetado pela aleatoriedade desse elemento.
Porém, se você busca uma experiência multiplayer com toque da FromSoftware, e também vai com a cara do fator roguelike e mapas fechando igual battle royale, pode ir sem medo. Principalmente se já tiver sua equipe formada, a experiência vai ser muito boa e pode esperar boas dezenas de horas de jogatina, fora que o preço está abaixo dos R$ 200.
Elden Ring Nightreign foi avaliado no PC com cópia cedida gentilmente pela Bandai Namco. O jogo também está disponível para PlayStation 5 e Xbox Series.
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais