A Webmotors acaba de anunciar um novo buscador com inteligência artificial (IA) generativa capaz de entender comandos em linguagem natural e entregar resultados de forma rápida, precisa e contextualizada. A nova ferramenta está sendo implementada de forma gradativa na plataforma e já está disponível para 15% dos usuários. A expectativa é que seja expandida para toda a base de clientes até o início do segundo semestre de 2025.
Além de oferecer resultados para buscas de forma rápida e precisa, a nova ferramenta também oferece recomendações aos usuários que ainda não têm certeza sobre o modelo do veículo mais adequado para a sua necessidade. Nestes casos, basta o usuário indicar sua necessidade, com comandos do tipo “quero um SUV com teto solar e até 40 mil quilômetros rodados”, ou “carros econômicos com bom espaço para família”, sem a necessidade de preencher os filtros tradicionais. O sistema compreende essa interação do usuário, interpreta sua necessidade e oferece suas recomendações de forma imediata.
Para Daniel Polistchuck, Chief Technology Officer da Webmotors, o futuro da busca automotiva passa pela conversação e pela inteligência contextual. “Estamos falando de um buscador inteligente que realmente atende ao usuário, mesmo que ele próprio não saiba ainda o modelo pelo qual está em busca. Isso muda completamente a experiência dentro da nossa plataforma e reforça a posição da Webmotors como referência em inovação no setor”, explica o executivo.
Além de aumentar a agilidade da jornada de pesquisa, a novidade potencializa a performance comercial, uma vez que conecta potenciais compradores com maior assertividade aos anúncios que realmente atendam aos seus critérios.
IA na jornada automotiva
Como parte de sua estratégia de oferecer um ecossistema completo para compra, venda e uso de automóveis e manter sua liderança no mercado brasileiro, a Webmotors vem investindo em inovações que ampliam a competitividade do seu negócio.
Em uma de suas mais recentes iniciativas, a empresa anunciou uma parceria com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon, para o desenvolvimento de uma solução baseada em IA que fornece respostas instantâneas e personalizadas aos clientes que entram em contato via WhatsApp com concessionárias e lojas para obter informações sobre veículos. A tecnologia, já integrada a cerca de 1,8 mil pontos de venda no Brasil, tem multiplicado por oito o engajamento nas negociações.
Outro avanço relevante ocorreu em 2023 com o lançamento do Webmotors Serviços, que utiliza a IA para facilitar e agilizar o processo de manutenção dos veículos. O usuário pode, por exemplo, solicitar orçamentos para reparos em danos leves ou médios utilizando apenas uma foto tirada no local da ocorrência. O sistema reconhece o tipo de avaria em até sete segundos e, de forma imediata, fornece uma estimativa de custos e indica a oficina mais próxima.
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Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais