A Zapia, assistente executiva baseada em Inteligência Artificial, anuncia nesta terça-feira,3, o lançamento do Zapia Conecta, o primeiro agente de IA pelo WhatsApp que entra em contato direto com perfis de estabelecimentos definidos pelos usuários para levantar informações, preços e agendas, bem como realizar agendamentos diretamente pelo WhatsApp e de forma gratuita.
O Zapia Conecta, que neste primeiro momento está operando em beta, funciona como um assistente pessoal, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para utilizá-lo, basta o usuário enviar uma mensagem para a Zapia pelo WhatsApp para que a IA encontre estabelecimentos que oferecem determinados serviços e entre em contato diretamente com eles para verificar a disponibilidade de agenda, fazer cotação de preços e prosseguir com agendamento e reserva.
O usuário interage com o Zapia Conecta da mesma forma que conversa com seus contatos no WhatsApp. Basta definir critérios para buscar serviços (por exemplo: agende manicure disponível para às 17h hoje próximo a mim), digitando um texto ou por comandos de voz, e a IA busca opções de estabelecimentos que atendem aos critérios definidos. A ferramenta devolve uma lista de locais para que o usuário escolha os que melhor atendem sua necessidade e, a partir daí, entra em contato direto com múltiplos estabelecimentos de forma simultânea – pelo WhatsApp – para fazer o agendamento e pegar informações adicionais.
Passo a Passo para utilizar o Zapia Conecta:
Enviar uma mensagem no WhatsApp para a Zapia com o comando
O usuário inicia a interação enviando uma mensagem com o que precisa, como por exemplo: “Procure salões com disponibilidade para corte às 16h perto de mim.”
Selecionar os contatos da lista da Zapia ou enviar seus próprios contatos.
A Zapia retorna uma lista com os locais encontrados por ela, e o usuário pode selecionar os estabelecimentos, pedir à Zapia que escolha com base em reputação ou ainda enviar contatos próprios.
Receber as respostas e atualizações diretamente no WhatsApp
O Zapia Conecta conversa com os estabelecimentos e traz atualizações da tarefa. Ela confirma a escolha ou decisão do usuário e finaliza o agendamento ou tarefa com os estabelecimentos contatados.
“Com o Zapia Conecta damos um passo fundamental para nos consolidarmos como um assistente executivo que, a partir da IA, reduz o tempo e a energia necessários para que as pessoas executem tarefas cotidianas. Este é um produto que deve evoluir a partir do uso e do feedback dos nossos 4 milhões de usuários. Acreditamos no potencial do Conecta para tornar-se uma ferramenta cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros”, afirma Juan Pablo Pereira, CEO e cofundador da Zapia.
O Zapia Conecta já está oficialmente disponível para ser usado a partir de agora pelo WhatsApp (+55 11 3230-2407) ou pelo app da Zapia (disponível na Play Store e App Store).
Modelo de negócios
Além do Zapia Conecta, desde 2023, a Zapia oferece uma série de funcionalidades para os brasileiros, como definir lembretes e agendar mensagens no WhatsApp, transcrever áudios, interpretar imagens e PDFs, pesquisar produtos online e receber informações e notícias atualizadas, além de mais de 20 recursos adicionais criados para eliminar o atrito diário e devolver o tempo aos usuários.
Michele Chahin, VP de marketing da Zapia, explica que a plataforma está em construção e novas funcionalidades estão sendo liberadas toda as semanas, inclusive com feedbacks dos cerca de 4 milhões de usuários atuais, dos quais o Brasil representa o maior mercado em número de usuários ativos para a companhia.
A empresa captou R$ 70 milhões em rodadas seed para acelerar sua atuação graças a sua abordagem de IA inovadora. O último deles no final de abril foi liderado pela Prosus Ventures e somou US$ 7.25 milhões.
A executiva explica que hoje tanto o App como a versão WhatsApp são gratuitos e não existe planos de monetização por vendas de publicidade ou de assinaturas esse ano. “Estamos pensando em vários modelos no futuro, mas não existe qualquer definição sobre isso”, diz. Graças a sua abordagem de IA inovadora, a Zapia já recebeu investimentos semente (seed funding) que somaram US$ 12.35 milhões. O último deles, no final de abril, foi liderado pela Prosus Ventures e somou US$ 7.25 milhões. Com atuação em toda a América Latina, a Zapia conta com mais de 3,5 milhões de usuários.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais